Campanha foca na imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e no resgate vacinal de jovens de 15 a 19 anos.

Vacinação contra o HPV é intensificada em crianças e adolescentes no Município de Parintins. Foto: Divulgação Semsa/Parintins.
A vacinação contra o HPV está sendo intensificada em Parintins, com foco na imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, além do resgate de jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose.
A vacina é gratuita e a forma mais eficaz de prevenção contra o HPV (Papilomavírus Humano), vírus que pode causar seis tipos de câncer. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, reforça a importância da imunização.
“O objetivo é que nós possamos alcançar a meta que é 90% de cobertura desse público-alvo. É importante dizer para a população que nós temos a vacina e é gratuita. Essa intensificação em buscativa ela vai até dezembro, mas é super importante que você vá à unidade de saúde acompanhado do seu cartão de vacinação e documento de identificação RG e CPF e vacine-se. Essa vacina é a prevenção para possíveis casos de câncer. Então, vacinar-se ainda é a melhor forma de proteção”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires.
A gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Parintins, enfermeira Andressa Dutra, também destaca o papel da vacina na promoção da saúde dos adolescentes.
“O cuidado que temos com nossos adolescentes não deve ser apenas com esta vacinação, mas também com as demais. Porém, esta é especial por requerer um cuidado maior com as regiões íntimas, tanto das meninas quanto dos meninos. Por isso, é importante que os pais mantenham a caderneta de vacinação dos seus filhos sempre atualizada”, informou.
A vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural, incluindo a UBS Fluvial Lígia Loyola. O atendimento ocorre das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nas UBSs da União, Waldir Viana, Toda e Tia Léo, o horário é estendido até às 21h, facilitando o acesso da população.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Parintins.