31º Grito dos Excluídos lança a campanha “Água e lixo ao combinam” em Manaus

A 31ª edição do Grito dos Excluídos lançou na zona Centro-Sul de Manaus, a campanha “Água e lixo ao combinam”, em favor da despoluição e saneamento dos igarapés de Manaus. O evento realizado pela Arquidiocese de Manaus, reuniu, no Parque do Mindu, integrantes de 40 entidades públicas e privadas para a assinatura de uma carta compromisso.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)

A 31ª edição do Grito dos Excluídos foi aberta na tarde dessa sexta-feira 29/08, no Parque do Mindu, localizado na zona Centro-Sul da capital amazonense. Realizado pela Arquidiocese de Manaus, por meio das Pastorais Sociais, o Grito dos Excluídos de 2025 lançou a campanha “Água e lixo não combinam”, em favor da despoluição e saneamento dos igarapés da cidade.

Durante a abertura do evento, o padre Alcimar Araújo, vice-presidente da Cáritas e coordenador das Pastorais Sociais, ressaltou que a defesa dos mananciais é um processo.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)

A abertura da 31ª edição do Grito dos Excluídos contou com a participação de mais de 40 entidades públicas e privadas que assinaram uma carta de compromisso com a defesa dos igarapés da capital amazonense, dentre elas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama. Joel Araújo, superintendente do órgão, destacou o papel de todas as esferas da sociedade na luta pela preservação do Meio Ambiente.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)

O evento também contou com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra. O analista em reforma e desenvolvimento agrário da Instituição, Marcos Vinícius de Paula, disse que a Justiça Social é um dos eixos em comum entre a campanha e o órgão.

Nos últimos 31 anos, o Grito dos Excluídos vem atuando em todo o Brasil com o tema: “A vida em Primeiro Lugar”, lutando pelos direitos de pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social. O movimento chama a atenção para a garantia de direitos básicos como: saúde, educação, moradia digna e outros tipos de políticas públicas eficazes para dar voz e dignidade aos excluídos da sociedade.

Acompanhe, abaixo, a transmissão completa do evento:

Clique no link, abaixo, e leia a Carta Compromisso na íntegra: 

CARTA COMPROMISSO

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto