De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,4 milhões de brasileiros (1,2% da população) se declararam autistas. No Amazonas, esse número chega a 212 mil pessoas.
Os números reforçam a importância de políticas públicas eficazes voltadas a este grupo. Nesta semana, o deputado estadual, Mário César Filho, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para abordar o preconceito no acesso à educação.
Já o parlamentar Daniel Almeida defendeu a criação de mais políticas públicas voltadas à inclusão social, além de parcerias entre os governos federal estadual e municipal voltadas a pessoas com autismo.
Enquanto isso o presidente da Aleam, deputado Roberto da Cidade, aproveitou para cobrar que as proposituras voltadas ao público com TEA saiam do papel.
Em defesa as crianças com TEA existem duas leis nacionais de destaque: a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), que garantem o direito à matrícula e ao acompanhamento educacional especializado.
Rádio Rio Mar
Foto: Freepik