
Arquidiocese de Manaus apresenta edição 2025 do Grito dos Excluídos e Excluídas
Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 26 de agosto, no auditório da Cúria Metropolitana, a Arquidiocese de Manaus apresentou a 31° edição do Grito dos Excluídos e Excluídas.
Com o lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”, o evento deste ano reforça a urgência de ações concretas em defesa da vida, do meio ambiente e dos direitos básicos da população mais vulnerável.
O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, lembrou que cuidar da “Casa Comum” é responsabilidade coletiva e envolve desde o respeito à natureza até o compromisso com uma sociedade mais justa e participativa.
Ele também exortou aos que criticam as ações da igreja pela luta do cuidado com o meio ambiente e afirmou que o próprio Jesus ensina isso no evangelho.
No dia 29 de agosto, será dado o pontapé inicial com o lançamento da campanha “Água e lixo não combinam”, que propõe ações conjuntas para despoluir os igarapés da cidade. Na ocasião, 40 instituições, entre órgãos públicos e entidades privadas serão convidadas a assinar uma Carta Compromisso em prol do saneamento e da preservação ambiental, explica o coordenador do projeto, Bibiano Filho.
O Grito dos Excluídos 2025 acontecerá no dia 5 de setembro, com concentração às 15h, com início às 16h na Rotatória do Novo Aleixo, Alameda Alphaville, e segue em direção ao Parque dos Gigantes da Floresta.
Acompanhe a coletiva na íntegra:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar