
Ageman realiza fiscalização em mais de 28 mil vagas de estacionamento rotativo zona azul
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) intensificou a fiscalização do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul em 2025, com mais de 28 mil vagas vistoriadas entre janeiro e a primeira quinzena de agosto.
O reforço nas ações da Diretoria de Mobilidade Urbana (Dimob) teve como foco áreas com grande fluxo de veículos, como o Centro e o bairro Vieiralves, onde está concentrada a maior parte das vagas operadas pelo consórcio privado responsável pelo serviço.
Os dados apresentam 10.565 vagas verificadas no primeiro trimestre, 10.662 no segundo, e mais 6.993 até meados de agosto. Durante as inspeções, os fiscais observam desde a sinalização e demarcação das vagas até o cumprimento das normas que garantem espaços reservados para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs). Segundo o Diretor de Mobolidade Urbana na Agemam, Charles Cândido, a fiscalização é feita diariamente.
Atualmente, Manaus conta com 5.225 vagas no sistema Zona Azul, sendo 3.924 delas localizadas no Centro e 1.301 no Vieiralves. A operação é feita pelo Consórcio Amazônia, com base no contrato nº 014/2015, e o custo do serviço para o usuário é de R\$ 3,98 por hora.
A permanência máxima em uma mesma vaga é de três horas, e o pagamento pode ser feito de forma digital, presencial ou por meio de monitores credenciados.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar