Economistas, pesquisadores, gestores públicos e lideranças institucionais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal participam da 13ª edição do Encontro de Entidades de Economistas da região (Enam), em Manaus.
Com o tema “Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30”, serão debatidos temas voltados ao desenvolvimento regional na Amazônia. A inciativa iniciou nessa quarta-feira, 20, e segue até a próxima sexta-feira, dia 22 e busca refletir sobre os desafios e oportunidades econômicas da região, propondo caminhos sustentáveis de crescimento.
A presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR), Michele Aracaty, destaca que o encontro resultará na “Carta dos Economistas da Amazônia Legal”. Um documento oficial com propostas econômicas para o desenvolvimento sustentável da região que será encaminhado a COP30.
Durante os dias de Fórum serão debatidos assuntos, como liderança global das negociações climáticas, empreendimentos solidários, mercado de carbono, desindustrialização e sustentabilidade e inteligência artificial, à luz de uma economia verde.
A iniciativa também busca elaborar propostas e subsídios para políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.
Rádio Rio Mar
Foto: