
Cáritas Brasileira debate desafios e oportunidades na Amazônia durante InterNorte
Mais de 60 representantes da Cáritas Brasileira estão reunidos em Manaus entre os dias 19 e 24 de agosto para o InterNorte, encontro que articula os regionais Norte 1, Noroeste, Norte 2 e Norte 3 da instituição. O evento é sediado no Centro de Treinamento Maromba.
Temas como mudanças climáticas, os impactos da COP30 e o Sínodo da Amazônia farão parte do debate, além de comunicação, gestão comunitária de riscos e incidência política, explica a Coordenadora Nacional da Cáritas , Indi Gouveia.
Com o tema “Jeito de Ser Cáritas na Amazônia: Cuidar, Conviver, Defender, Respeitar e Celebrar”, o encontro combina momentos de formação, espiritualidade e visitas a iniciativas de base.
A programação também prevê atividades práticas, como visitas a experiências locais de resistência e acolhida, entre elas, a comunidade indígena Kokama e o centro de apoio a pessoas em situação de rua.
O InterNorte se realiza num contexto desafiador para a região: avanço do desmatamento, ameaças aos povos tradicionais e crescimento da desigualdade social. Diante disso, a proposta da Cáritas é seguir como rede de apoio, política e pastoral, que não apenas denuncia, mas também propõe caminhos.
A Coordenadora da Cáritas no Regional Norte 1 – Amazonas e Roraima, Márcia Miranda, destaca o fortalecimento da instituição no regional.
A atividade encerra com uma missa, presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Hudson Ribeiro.
Acompanhe a entrevista completa:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar