Pastoral dos Migrantes oferece cursos profissionalizantes para migrantes e refugiados

Pastoral dos Migrantes oferece cursos profissionalizantes para migrantes e refugiados

A missão dos Scalabrinianos, oficialmente chamados de Missionários de São Carlos Borromeu, é dedicar-se ao cuidado espiritual, pastoral e humano dos migrantes, refugiados e itinerantes em todo o mundo. Inspirados pelo carisma de seu fundador, o Santo João Batista Scalabrini, eles buscam acompanhar os migrantes em suas jornadas, promovendo a dignidade humana, os direitos fundamentais, a integração cultural e a vivência da fé cristã.

Com presença em 29 países, os Scalabrinianos atuam em paróquias, centros de acolhida, projetos sociais, sendo sinais do amor de Deus junto àqueles que deixaram sua terra em busca de melhores condições de vida.

A Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Manaus completa 40 anos de atuação e há três décadas mantém uma de suas unidades na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, centro. A pastoral oferece cursos de língua portuguesa, e design de unhas. Em setembro, novas turmas serão abertas, explica a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral, Irmã Carmem Gandra.

Atualmente 18 alunas venezuelanas estão fazendo o curso de desingner de unhas. Para Miroslava, a formação irá ajudá-la a montar o seu próprio empreendimento. Ela agradece ao Brasil pelo acolhimento junto aos migrantes.

Além das formações, a Pastoral recebe doações de roupas, calçados e itens de higiene pessoal, distribuídos a migrantes que chegam em situação de vulnerabilidade. A proposta é unir atendimento imediato e qualificação, de forma que os atendidos possam garantir renda e melhores condições de vida, dando passos concretos para a reintegração social.

Para obter mais informações sobre a Pastoral dos Migrantes e seus cursos, é possível entrar em contato pelo telefone 92 99124-6322.

Acompanhe a entrevista completa:

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto