
Moçambique – África
No terceiro domingo do Mês Vocacional, 17 de agosto, a Igreja celebra a vocação à vida religiosa e consagrada, uma entrega total a Deus por meio do serviço aos irmãos. Entre tantas histórias de doação e amor, destaca-se a da Irmã Michelle da Silva, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Natural de Novo Hamburgo (RS), sua vocação nasceu da vivência na comunidade e do testemunho de fé recebido da família.
Aos 24 anos, enquanto preparava materiais sobre vocações, sentiu-se chamada à vida religiosa e iniciou um caminho de discernimento e entrega. Após uma primeira experiência religiosa, Irmã Michelle encontrou sua identificação espiritual com as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, congregação com a qual professou votos em 2016 e reafirmou em 2022.
Irmã Michelle se dedica à animação vocacional, à Pastoral da Juventude, Pastoral Operária, celebrações nas comunidades ribeirinhas e à formação de lideranças. Seu testemunho de fé e entrega revela a beleza e a força transformadora da vida consagrada, que se faz presença solidária junto aos mais vulneráveis, especialmente no contexto amazônico, onde a Igreja é chamada a ser sinal do Reino de Deus.
A vocação religiosa é um dom que revitaliza a vida da Igreja. Testemunhos como o de Irmã Michelle mostram que a vida consagrada continua sendo uma resposta atual e necessária ao chamado de Jesus.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar