Após 40 horas de combate, incêndio em fábricas no Distrito Industrial é extinto

Após dois dias de combate intenso, o incêndio que destruiu os galpões das fábricas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial 2, em Manaus, foi completamente extinto na madrugada desta quinta-feira (7).

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Muniz, a principal dificuldade enfrentada pela equipe foi a grande quantidade de materiais altamente inflamáveis armazenados nos galpões. Ele classificou o caso como o maior incêndio industrial já registrado na capital amazonense.

Ainda segundo Muniz, ao longo do dia, as equipes do Corpo de Bombeiros serão mantidas no local atuando no rescaldo, com equipe reduzida, para eliminar pequenos focos de calor e evitar a reignição das chamas.

O local atingido é um complexo de três galpões das empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, com um total de 35 mil m2. O fogo atingiu 22 mil m2, uma área de dois galpões. Uma área de 13 mil m2 foi preservada pelo trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros. Os galpões possuíam componentes plásticos, pneus, combustíveis e material plástico industrial, altamente tóxico e inflamável.

Uma média de 205 militares atuaram durante o ocorrência, além de 26 viaturas entre elas: Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Mauro Neto/Secom

  • Sakuratoto