Em Parintins, campanha de testagem e prevenção ao HIV e Hepatites Virais são intensificadas

Campanha de testagens e prevenção ao HIV e Hepatites Virais, no município de Parintins, no interior do Amazonas, é intensificada para controlar os altos índices das doenças, na cidade. A Secretaria de Saúde do Município ressalta que a população precisa se conscientizar de que a prevenção e o diagnóstico precoce são os únicos meios de controle das doenças.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Em 2025, já foram confirmados 46 novos casos de HIV, em Parintins, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. No índice, estão inclusos pacientes de municípios vizinhos que buscam tratamento na Ilha Tupinambarana. Ivanira Pimentel, gerente do Programa Municipal de HIV e Hepatites Virais, ressalta que a prevenção, a ampliação das testagens e o tratamento pós diagnóstico são os únicos meios de controle das doenças.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Ainda segundo a agente de saúde, o aumento no número de casos de HIV, em Parintins, revela que a população adere cada vez mais aos protocolos das campanhas, evitando índices maiores de contaminação.

Além dos pacientes do município de Parintins, as unidades de saúde da cidade atendem cidadãos oriundos de Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e das cidades paraenses de Juruti e Faro, que buscam tratamento especializado na Ilha Tupinambarana.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto