
Primeiro domingo de agosto é dedicado a vocação sacerdotal
O mês vocacional tem início com uma data especial: o primeiro domingo de agosto, dedicado à vocação sacerdotal. É uma ocasião para refletir sobre o chamado de homens que, ao ouvirem a voz de Deus, dedicam suas vidas ao serviço da Igreja e do próximo.
Um exemplo inspirador é o do padre Auricélio Ferreira, que vive atualmente no Eremitério Santa Cruz, em Iranduba (AM). Sua caminhada vocacional começou ainda na juventude, durante a Crisma, quando passou a se envolver profundamente com a comunidade paroquial e um grupo de jovens atuante que despertou em seu coração o desejo se tornar sacerdote.
Padre Auricélio recorda com gratidão os primeiros sinais do chamado. Mesmo após o fim da preparação para a Crisma, ele permaneceu firme na missão comunitária, sentindo crescer dentro de si o desejo de servir mais intensamente. Essa inquietação interior foi tomando forma até se tornar uma certeza vocacional.
O sacerdote é natural da Cidade de Paraipaba – Ceará e está no Amazonas desde 2012. Sua missão iniciou na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora (SDN) e no dia 21 de dezembro de 2022 foi incardinado presbítero da Arquidiocese de Manaus. Livro XIII de Protocolos; Folha 29; Número 260
Padre Auricélio foi ordenado no dia 27 de julho de 2001, com o lema: “Eis-me aqui, ó Deus, para fazer tua vontade” (Hb 10,7). No último dia 27 de julho, ele celebrou 24 anos de ordenação sacerdotal, e se prepara com alegria para comemorar, em 2026, seu Jubileu de Prata.
O testemunho de padre Auricélio nos convida a valorizar e rezar pelas vocações sacerdotais. Em um mundo marcado por tantos desafios, o ministério do padre é um sinal vivo de esperança, serviço e comunhão.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar