O bairro do Educandos convive historicamente com o desafio das cheias. O sobe e desce das águas afeta o dia a dia de moradores de palafitas e gera desafios, como o acesso a água potável.
A localidade é marcada por ruas estreitas, becos e escadões. A comunidade passou a ter acesso à água tratada desde 2020, após um mapeamento. Neste ano, a cota chegou a 29 metros, considerada de inundação severa, e atinge diretamente centenas de pessoas.
Para minimizar os impactos e garantir acesso a água tratada, ações preventivas foram necessárias. Uma delas foi a elevação de aproximadamente 800 metros de tubulações que fazem o abastecimento para as famílias que vivem na região, como explica o gerente de Serviços Comerciais da Águas de Manaus, Paulo Ricardo Silva.
A suspensão das redes evita o contato direto com as águas do rio e o risco de contaminação, além de facilitar os serviços de manutenção nas áreas alagadas. A ação beneficia mais de 500 moradores em situação de vulnerabilidade.
A ampliação de medidas dessa natureza são estudadas e devem ser implementadas em outros pontos onde a cheia possa prejudicar o acesso do morador e a qualidade a água tratada.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação