
Pastoral da Terra celebra 50 anos de presença, resistência e profecia
Entre os dias 21 e 25 de julho, São Luís (MA) será palco de um encontro que vai além da celebração. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) reúne agentes, comunidades camponesas e lideranças indígenas de todo o Brasil em seu V Congresso Nacional, ocasião em que também celebra os 50 anos de atuação em defesa dos povos do campo, das águas e das florestas.
Sob o lema “Romper Cercas e Tecer Teias: A Terra a Deus Pertence!”, a programação vai combinar mística, debates, análises de conjuntura e construção coletiva de propostas para o futuro. Um dos destaques será o lançamento do novo Atlas dos Conflitos no Campo Brasileiro, que compila quase quatro décadas de violações e disputas por terra no país.
Para celebrar o Jubileu, o V Congresso da CPT, a integrante da coordenação da pastoral no Maranhão, Márcia Palhano, destaca a importância desse momento.
O encontro também busca evidenciar as redes de resistência que emergem das comunidades camponesas, quilombolas, ribeirinhas e indígenas. As “tendas” de discussão previstas ao longo do congresso irão compartilhar experiências locais de luta e organização, promovendo o intercâmbio de estratégias frente à repressão estatal e à expropriação.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar