Operação Transbordo recolhe mais de 400 toneladas de lixo de rios e igarapés de Manaus

A sexta ação ocorreu ao longo dos últimos 50 dias e revela um cenário ambiental preocupante que precisa ser modificado.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

As mais de 400 toneladas de lixo foram recolhidas de rios e igarapés de Manaus pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana – Semulsp. Ao longo dos últimos 50 dias, caçambas e tratores percorreram os leitos dos mananciais da capital amazonense recolhendo resíduos sólidos como garrafas pet, móveis, pneus, e entulhos.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Este cenário se repete ao longo de todos os anos, em Manaus, e revela uma realidade ambiental preocupante. De acordo com a prefeitura, são gastos mais de R$ 10,1 Milhões, anualmente, com retirada de lixo de rios, igarapés e áreas residenciais. No primeiro semestre deste ano, já foram recolhidas 5.949 toneladas de lixo, mais da metade da quantidade retirada em 2024, que foi de 8.855 toneladas.

O subsecretário operacional da Semulsp, Jaíro Santos, explica que este cenário pode ser mudado.

A Operação Transbordo é considerada complexa, pois envolve intensa logística de transporte de grandes volumes de materiais acumulados nas ecobarreiras, balsas e pontos de captação fluvial. Os resíduos sólidos recolhidos dessas áreas são levados para o aterro sanitário, localizado na rodovia AM-010.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

O subsecretário destaca, ainda, que durante alguns períodos do ano, a quantidade de lixo aumenta.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Entre os serviços gratuitos, está a coleta agendada de grandes objetos, como móveis velhos, eletrodomésticos e até pequenos entulhos que podem ser recolhidos nas casas. Os cidadãos podem agendar as coletas por meio dos números de WhatsApp ou ligação: (92) 98415-9563 ou 98459-5618, que funcionam das 8h e 16h, durante a semana.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto