Padre Orlando Barbosa deixa legado pastoral e de serviços sociais e ambientais

O falecimento do padre diocesano Orlando Gonçalves Barbosa ocorreu na manhã deste sábado, 19. A informação foi divulgada com pesar pela Arquidiocese de Manaus.

Padre Orlando estava internado, há alguns dias, com um quadro de infecção pulmonar. Aos 55 anos, atualmente exercia a função de pároco da Paróquia São Francisco de Assis e de assessor arquidiocesano da Pastoral do Povo em Situação de Rua.

Os paroquianos ressaltam o legado pastoral deixado na paróquia que leva o nome do santo marcado pela humildade e serviço. A coordenadora da Comunidade Santa Clara, um dos 10 núcleos da paróquia São Francisco, Adriana Farias, destaca o trabalho realizado para o fortalecimento da Iniciação a Vida Cristã (IVC).

Já o coordenador da Pastoral da Comunicação da paróquia São Francisco de Assis, Thacyo Menezes, relata o que o trabalho do religioso ajudou a transformar a forma de viver a fé em tempos onde a desigualdade e o preconceito assolam a sociedade.

O religioso era natural do Mato Grosso do Sul e foi ordenado padre em dezembro de 1999. Em Manaus, dedicou sua vida ao cuidado com a Amazônia e realizou diversos projetos sociais e ambientais em sua paróquia e na arquidiocese.

O velório do padre Orlando Barbosa tem início neste sábado, às 17h, na Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Praça Coari S/N, bairro São Francisco. A missa de corpo presente acontecerá neste domingo, 20, às 6h, 8h30 e 18h30.

 

Tania Freitas / Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo pessoal / agentes de pastoral

 

  • Sakuratoto