Amazonas implanta centro de inteligência para integrar dados e apoiar a gestão do SUS no estado

O Governo do Amazonas implantou o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges). A estrutura, criada estrategicamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), representa um avanço na transformação digital e na modernização da gestão pública da saúde, ao integrar dados da assistência e da vigilância em um único local.

Amazonas implanta centro de inteligência para integrar dados e apoiar a gestão do SUS no estado. Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a inauguração do Cieges-AM destaca o Amazonas na rede de informações integradas do país, sendo o 12º estado a aderir à iniciativa.

“A rede estadual de saúde, além de ser uma rede extensa, que vai da baixa até a alta complexidade, possui também a singularidade da geografia do nosso estado. A partir do momento em que o Governo do Estado investe em tecnologia em saúde, nós avançamos na oferta de serviços ”, ressaltou a titular da SES-AM, Nayara Maksoud.

Leia também: Políticas públicas para idosos são debatidas em conferência nacional em Manaus

A inauguração ocorreu durante a programação do 5º Encontro Nacional da Rede Cieges, realizado pela SES-AM em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A Rede Cieges integra as secretarias de saúde de todos os estados. O objetivo é construir uma rede de informações baseada em dados e indicadores de saúde, para apoiar a gestão na tomada de decisões e, assim, melhorar e ampliar os serviços ofertados à população — como explica a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

“O benefício será através de toda a rede de saúde do Amazonas. A FVS-RCP reconhece a importância do Cieges-AM no sentido de ter aqui um ambiente onde nós vamos trabalhar de forma a integrar indicadores de assistência”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto