Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a criação de um Centro de Inteligência e uso de tecnologias para gerir de forma mais eficaz o setor da saúde, no Estado.

(Foto Divulgação)
O encontro ocorreu no auditório do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, localizado na zona Norte de Manaus. Representantes de 17 Estados brasileiros e autoridades locais e nacionais, da área da saúde, participaram do encontro. Entre os temas abordados, esteve a transformação digital em curso e o uso da inteligência artificial no Sistema Único de Saúde – SUS.
- Mulher é presa, no município de Rio Preto da Eva, por mandar matar o companheiro em emboscada
- Em Parintins, homem com extensa ficha criminal é preso por importunação sexual contra menor
A Rede Cieges integra todas as secretarias de Saúde do Brasil em uma rede de informações do SUS, com o objetivo de gerir o setor com base em dados, informações e indicadores de saúde. A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, explica que os Estados se preparam para a criação de um Centro de Inteligência Estratégica.

(Foto Divulgação)
Tatyana Amorim, diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS, destaca que, quando for implantado, o Centro de Inteligência Estratégica vai funcionar na sede da FVS.
A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, Tânia Mara Coelho, ressalta que a estrutura vai proporcionar melhor embasamento aos gestores, nos momentos de tomadas de decisão.
O Cieges Amazonas integrará informações importantes, como ocupação de leitos e número de atendimentos, com visualização em tempo real; a vigilância de doenças como dengue, malária, Covid-19 e enfermidades respiratórias; além de agravos negligenciados e doenças crônicas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar