O Governo do Amazonas realizou a incineração de mais de 9,7 toneladas de drogas, entre cocaína, maconha do tipo skunk e haxixe. A ação faz parte da Operação Narke 4, que prevê a destruição de um total de 40 toneladas de entorpecentes ao longo dos próximos dias.

Ações integradas resultam na incineração de 40 toneladas de entorpecentes no Amazonas. Foto: Divulgação/PC-AM.
As drogas incineradas foram apreendidas durante ações das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), tanto na capital quanto no interior do estado. Estima-se que o material represente um prejuízo de aproximadamente R$ 195 milhões ao crime organizado, como explica o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga.
- Empresário é morto a tiros após ter casa invadida na Zona Centro-Sul de Manaus
- Em Manaus, trio é preso suspeito de utilizar dispositivo ‘Chapolin’ para furtar veículos
Entre janeiro e junho deste ano, a PC-AM e a PMAM apreenderam 24,8 toneladas de drogas. No mesmo período de 2024, o volume havia sido de 21,4 toneladas, demonstrando o aumento na efetividade das operações. O comandante-geral da PMAM, Klinger Paiva, destaca a importância da integração entre as forças de segurança do estado para alcançar esses resultados.
A incineração tem papel fundamental no processo penal, além de representar mais segurança para a população, ao garantir a retirada definitiva dessas substâncias do meio social.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar