Polícia Civil prende trio por tentativa de compra e venda de recém-nascido em Manacapuru

O casal paulista Luiz Armando dos Santos, de 40 anos, e Wesley Fabiano Lourenço, de 38, foi preso, suspeito de tentar levar um bebê recém-nascido de um hospital em Manacapuru, no interior do Amazonas, após pagar R$ 500 pela criança. Segundo a Polícia Civil, o valor foi repassado à mãe do bebê para quitar uma dívida com um agiota.

Polícia Civil prende trio por tentativa de compra e venda de recém-nascido em Manacapuru. Foto: Divulgação/PC-AM.

A ação foi realizada após uma denúncia anônima. Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, a delegada Joyce Coelho informou que o intermediador seria o empresário José Urbelan Pinheiro de Magalhães, de 47 anos, dono de uma lanchonete na cidade.

Em depoimento à polícia, o suspeito afirmou que apenas recebeu o pagamento e intermediou o contato entre o casal e a mãe da criança. A investigação aponta para a existência de um esquema de adoção ilegal, envolvendo uma mulher ainda não identificada, que seria responsável por atrair interessados na adoção clandestina de crianças.

Após receber alta médica, a criança foi acolhida por uma instituição de proteção à infância e permanece sob os cuidados do Conselho Tutelar. A mãe, de 31 anos, que também recebeu alta, será ouvida pela Polícia Civil. Apesar da prisão em flagrante, os dois homens foram liberados após a audiência de custódia realizada no domingo. As investigações continuam, e a Polícia Civil trabalha para reunir provas mais consistentes e solicitar a prisão preventiva dos suspeitos.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto