A Operação Especial “Férias Seguras”, realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), teve como foco a fiscalização de produtos de higiene, limpeza e segurança vendidos no comércio da capital.
A ação encontrou itens com peso abaixo do indicado em supermercados de Manaus, como explica o diretor-presidente do Ipem, Renato Marinho.
Durante a análise de produtos de higiene e limpeza (como: sabão em pó, sabão em barra, água sanitária e desinfetante, por exemplo), coletados em supermercados de Manaus, foram fiscalizados 12 estabelecimentos. Na ocasião foram 329 produtos coletados de 16 marcas diferentes. O resultado apontou que 45% deles, ou seja, 149 produtos estavam com peso inferior ao informado no rótulo.
As marcas reprovadas, têm o prazo de dez dias, a partir da notificação, para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. A multa pode variar de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.
Em contrapartida, durante a fiscalização dos produtos voltados ao lazer (como: brinquedos, artigos esportivos, boias e coletes salva-vidas) em 35 estabelecimentos não encontrou nenhuma irregularidade nos 610 produtos verificados de 12 empresas credenciadas fiscalizadas.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação