Encontro de Jovens Sinodais: Um passo importante rumo a Assembleia Sinodal

Encontro de Jovens Sinodais: Um passo importante rumo a Assembleia Sinodal

Nesse sábado, 12 de julho, a Arquidiocese de Manaus promoveu o primeiro Encontro de Jovens Sinodais, marcando mais uma etapa do processo que culminará na Assembleia Sinodal da Juventude, programada para dezembro de 2025. O encontro reuniu representantes juvenis de todos os setores arquidiocesanos na Faculdade Fametro.

A programação contou com dois painéis formativos. O bispo Dom Wilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falou sobre o “Contexto das Juventudes na Igreja”, à luz do Documento 85, que trata da evangelização das juventudes no Brasil.

Já a professora universitária Andrezza Weill abordou o “Contexto das Juventudes na Cidade de Manaus”, destacando os desafios urbanos enfrentados pela população jovem da capital amazonense.

Esse encontro integra o processo sinodal iniciado em 2023, que percorre comunidades urbanas, ribeirinhas e rurais, buscando compreender e caminhar com os jovens da Amazônia. O jovem Helton Cordeiro da Área Missionária Maria Imaculada, destaca o encontro como uma patilha de saberes.

A Assembleia inicia dia 5 de dezembro e encerra dia 08 de dezembro de 2025, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Estado do Amazonas. O encontro que tem como tema “Aproximou-se e caminhou com eles.” (Lc 24:15) reunirá 450 jovens e 60 adultos e religiosos, num espaço de escuta e discernimento sobre a missão da juventude na Igreja e na sociedade.

O próximo encontro que antecede a assembleia será realizado dia 9 de agosto.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto