O Tribunal de Justiça do Amazonas – TJAM passa a contar com dez mulheres de um total de 26 membros em sua composição.

Desembargadoras Lia Maria Guedes e Ida Maria Costa (Foto Divulgação)
A juíza Ida Maria Costa de Andrade, titular da 15.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho da Comarca de Manaus, foi eleita pelo critério de Merecimento. Já a juíza Lia Maria Guedes de Freitas, titular da 11.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da capital amazonense, foi eleita pelo critério de Antiguidade. A eleição ocorreu nessa terça-feira 01/07, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas – TJAM, localizada na zona Centro-Sul de Manaus. Com isso, a Corte passar a ter 38,4% de sua composição, formada por mulheres. São, a partir de agora, 10 juízas de um total de 26 desembargadores.
- Três homem são presos e uma adolescente apreendida por assalto a shopping de Manaus
- Em Itapiranga, mulher é presa por exploração sexual de adolescente, em casa de prostituição
O desembargador Jomar Fernandes, presidente do Tribunal, destaca como importante, o avanço na igualdade de gênero para os cargos do judiciário amazonense.

Nove das dez desembargadoras do TJAM (Foto Divulgação)
A desembargadora eleita, Ida Maria Costa de Andrade, ressalta que o Tribunal precisa avançar para se tornar um ambiente mais plural.

Desembargadores do TJAM (Foto Divulgação)
Com mais de 35 anos de carreira na magistratura, a desembargadora Lia Maria Guedes de Freitas reitera seu compromisso com o serviço público.
O próximo magistrado da Corte a se aposentador é o desembargador Domingos Chalub, que vai completar 75 anos em agosto. Com isso, uma nova vaga será aberta, ainda neste ano, no Tribunal de Justiça do Amazonas – TJAM.
Acompanhe a lista das 10 desembargadoras do TJAM:
Graça Figueiredo;
Socorro Guedes;
Carla Reis;
Nélia Caminha;
Vânia Marques Marinho;
Onilza Gerth;
Mirza Cunha;
Luiza Cristina Marques;
Lia Maria Guedes de Freitas;
Ida Maria Costa de Andrade.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar