CNBB faz chamado por justiça climática e cuidado com a Casa Comum

CNBB faz chamado por justiça climática e cuidado com a Casa Comum

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou nesta segunda-feira, 1º de julho, o documento “Um chamado por justiça climática e a Casa Comum: conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções”, posicionamento oficial da Igreja Católica do Sul Global (América Latina, África e Ásia) em preparação para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro.

O texto foi elaborado por especialistas de diferentes áreas e continentes, e traz reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas, além de propostas concretas e críticas às soluções insustentáveis promovidas por grandes emissores de carbono.

O documento foi entregue ao Papa Leão XIV durante audiência privada em Roma, com a presença do cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Segundo Spengler, o Papa demonstrou grande interesse e acolhimento ao conteúdo apresentado e à proposta de engajamento da Igreja no processo da COP30.

O documento será entregue à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta quarta-feira, 2 de julho e apresentado em audiência pública na Câmara dos Deputados na quinta-feira, 3 de julho. Ele também serviu como base para intervenções da Igreja na Conferência de Bonn, na Alemanha, etapa preparatória à COP30.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto