Com a chegada das férias escolares, muitos pais aproveitam o período para viajar ou passar mais tempo com os filhos. No entanto, essa pausa na rotina também pode ser uma oportunidade estratégica para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Manter o calendário vacinal em dia é fundamental para prevenir o retorno de doenças já controladas e garantir a proteção tanto individual quanto coletiva.

Férias escolares são oportunidade para atualizar vacinação de crianças e adolescentes. Foto: Divulgação/FVS-RCP
De acordo com a gerente de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o atraso nas doses pode comprometer a eficácia das vacinas, aumentando o risco de exposição a doenças imunopreveníveis, especialmente em contextos de maior circulação de pessoas, como viagens e passeios.
- Polícia prende dupla por roubo e recupera motocicleta com restrição na Zona Norte de Manaus
- Rio Negro atinge marca de 29 metros em Manaus e acende alerta para as autoridades
A FVS-RCP acompanha, de forma sistemática, os indicadores de cobertura vacinal e atua no apoio técnico aos municípios, com o objetivo de alcançar as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A vacinação é gratuita, realizada nas unidades básicas de saúde e continua sendo uma das formas mais eficazes de proteger a saúde da população.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar