Manaus inicia 2º LIRAa de 2025 para mapear infestação do mosquito Aedes aegypti na capital

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) iniciou, nesta segunda-feira (30), o 2º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. A ação começou na Lagoa da Compensa, no bairro Santo Antônio, e prevê a vistoria de mais de 25 mil imóveis em toda a cidade.

O objetivo é mapear os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, até o dia 11 de julho.

O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Alciles Comape, destacou que, no LIRAa realizado em março de 2025, foram vistoriados 26.334 imóveis em todos os 63 bairros, com a participação de 284 profissionais da Semsa. Na ocasião, o índice médio de infestação em Manaus foi de 2,2%. Também foram obtidos os índices por zona urbana: Oeste, 3,6%; Leste, 2,9%; Sul, 1,6%; e Norte, 1,3%.

 

Manaus registrou 712 casos confirmados de dengue entre janeiro e 16 de junho deste ano. Alciles Comape enfatizou que a participação ativa da população é fundamental para reduzir os índices de infestação, principalmente por meio da eliminação de possíveis criadouros dentro das residências.

Os dados do LIRAa foram integrados às informações sobre a ocorrência de casos notificados de doenças transmitidas pelo Aedes (zika, chikungunya e dengue). Com base nessas informações, a Semsa elaborou um Mapa de Vulnerabilidade, identificando os bairros considerados prioritários para intensificação das ações de controle do mosquito em Manaus.

Com esse trabalho, foram identificados 22 bairros em situação de alta vulnerabilidade para surtos e epidemias:

  • Zona Sul: Japiim, Parque 10, Presidente Vargas, Flores e Petrópolis;
  • Zona Oeste: Tarumã, Santo Agostinho, Redenção, Alvorada, Dom Pedro, São Jorge, Compensa e Santo Antônio;
  • Zona Norte: Cidade Nova e Colônia Terra Nova;
  • Zona Leste: Colônia Antônio Aleixo, Coroado, São José, Zumbi, Gilberto Mestrinho, Tancredo Neves e Jorge Teixeira.

 

  • Sakuratoto