Ibama reforça campanha contra uso de penas de aves silvestres no Festival de Parintins

O Ibama lançou, nesta quarta-feira (18), a campanha Não tire as penas da vida, em antecipação ao tradicional Festival Folclórico de Parintins, que ocorrerá de 27 a 29 de junho. Não tire as penas da vida é uma campanha de conscientização voltada à proteção das aves silvestres e ao combate ao tráfico de fauna. A iniciativa busca informar a sociedade sobre os impactos ambientais e legais da retirada de aves de seu habitat, além de incentivar atitudes de preservação e denúncia.

Ibama reforça campanha contra uso de penas de aves silvestres no Festival de Parintins. Foto: Divulgação Ibama.

Criada em 2002, a campanha é conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, o foco é conscientizar produtores e consumidores sobre os danos causados pela exploração da fauna para fins culturais ou comerciais.

As ações ganham reforço especialmente durante o Festival de Parintins, quando há maior uso de elementos da fauna silvestre nas manifestações culturais. O Ibama atua em parceria com prefeituras, secretarias estaduais, universidades, entidades culturais e o governo estadual para promover um turismo mais consciente e práticas sustentáveis.

A caça, o comércio e o uso de penas de aves silvestres sem autorização configuram crime ambiental, com pena prevista de até um ano de detenção, além de multa.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto