Amazonas avança na construção do Plano Estadual de Bioeconomia

A construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas está em andamento. A fase atual inclui a etapa dos Diálogos Municipais, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) estão percorrendo os 62 municípios do estado para ouvir representantes locais e coletar demandas.

A medida busca um plano que esteja alinhado às necessidades de cada região, garantindo o crescimento sustentável e feito por e para as comunidades locais, como destaca a gerente do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas da Sedecti, Milena Barker.

Durante a etapa dos Diálogos Municipais serão ouvidos representantes da sociedade civil, comunidades, prefeituras e instituições locais que atuam com bioeconomia ou temas relacionados, como agricultura familiar, turismo e meio ambiente.

O município de São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro, foi o primeiro a receber a consulta, reunindo representantes indígenas, empreendedores, instituições de ensino e técnicos da prefeitura.

Realizado na Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela, o encontro foi marcado por debates sobre as potencialidades da biodiversidade amazônica e a necessidade de estratégias de desenvolvimento sustentável adaptadas à realidade local.

O município de Codajás foi o último município a receber o evento. Na ocasião, representantes de cooperativas, produtores rurais e instituições parceiras, participaram da ação. Demandas, propostas e desafios relacionados à produção e ao uso sustentável dos recursos da floresta foram apresentadas.

A escuta já foi realizada em outras cidades, como Benjamin Constant, Tabatinga, Manacapuru, Novo Airão e Coari, reunindo centenas de participantes. A cada encontro se amplia o mapeamento dos desafios e oportunidades relacionados à bioeconomia.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Bruno Leão e Caio Hugo / Sedecti

  • Sakuratoto