Coordenada pela Defesa Civil do Estado, a operação vai beneficiar cerca de duas mil famílias com a entrega de cestas básicas — o equivalente a 40 toneladas de alimentos. O transporte será feito por via terrestre, em carretas, com previsão de chegada em até quatro dias, dependendo das condições da BR-319.

Durante cheia dos rios no Amazonas, insumos são enviados ao município de Boca do Acre. Foto: Diego Peres e Arthur Castro/Secom
O governador Wilson Lima esteve na sede da Defesa Civil do Amazonas para acompanhar o envio dos insumos e reforçou o compromisso do Estado em garantir apoio imediato às famílias atingidas pela enchente.
- Fundação Rio Mar transforma vidas com fé, solidariedade e inclusão social
- Estreia hoje na Rádio Rio Mar o programa “Laudato Si’”, voltado ao cuidado com a Casa Comum
Boca do Acre é o quarto município a receber itens de ajuda humanitária dentro da Operação Cheia 2025, que já atendeu também as cidades de Manicoré, Apuí e Humaitá, todas afetadas pela elevação do nível dos rios. O secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, destacou a importância do envio dos insumos e o planejamento estratégico adotado para atender aos municípios atingidos.
Além dos alimentos, o Governo do Estado também enviou 72 kits de medicamentos e insumos de saúde para os municípios de Boca do Acre, Ipixuna, Guajará, Humaitá, Apuí, Novo Aripuanã e Manicoré.
Até agora, mais de 29 mil e 600 famílias foram afetadas pela cheia em todo o estado. As nove calhas dos rios amazonenses seguem em processo de elevação, com picos previstos entre os meses de março e julho. Dos 62 municípios do estado, 12 estão em Situação de Emergência, 14 em Alerta e 36 em estado de Atenção.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar