Começa último dia de velório do Papa Francisco; caixão do pontífice será fechado nesta sexta-feira

Neste terceiro e último dia de despedidas do Papa Francisco, o acesso à Basílica de São Pedro para as últimas homenagens será permitido até às 18h do horário local, como está sendo divulgado nos telões da Praça nesta sexta-feira (25). As longas filas com  fiéis e peregrinos de todo o mundo, assim, continuaram inclusive durante a madrugada.

De acordo com um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, mais de 120 mil já conseguiram se despedir do Papa que será sepultado neste sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior, num túmulo feito com materiais da região italiana da Ligúria, com apenas a inscrição “Franciscus” e a reprodução da sua cruz peitoral, que já poderá ser visitado a partir de domingo (27).

O rito de fechamento do caixão do Papa, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

Segundo informado pelo Escritório das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, participarão os cardeais Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, Roger Michael Mahony, cardeal presbítero, Dominique Mamberti, cardeal protodiácono, e Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano.

Estarão presentes também os cardeais Pietro Parolin, ex-Secretário de Estado, Baldassare Reina, vigário geral para a Diocese de Roma, Konrad Krajewski, esmoleiro de Sua Santidade; além disso, dom Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado, dom Ilson de Jesus Montanari, vice-camerlengo da Santa Igreja Romana, dom Leonardo Sapienza, regente da Casa Pontifícia, os cônegos do Capítulo Vaticano, os penitenciários menores ordinários do Vaticano, os secretários do Santo Padre e outras pessoas autorizadas pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Ravelli. Todos se reunirão junto ao altar da Confissão.

ASSISTA AO VIVO: 

Fonte: Vatican News

Imagens: Vatican News

 

  • Sakuratoto