Manaus é a sétima capital menos arborizada do país, e a terceira do Norte, aponta pesquisa do IBGE

O levantamento também mostra que mais de 50% da população do Amazonas vive em áreas em arborização.

(Foto Reprodução: Agência Brasil)

(Foto Reprodução: Agência Brasil)

Em Manaus, 1.120.016 pessoas moram em áreas sem arborização, o que corresponde a 55,07% da população da cidade. Os dados revelam uma realidade preocupante para a capital brasileira que está situada em meio à maior floresta tropical do mundo, mas que ainda apresenta grande parte de seu território sem cobertura vegetal. Os dados são da Pesquisa sobre Características do Entorno dos Domicílios, do Censo 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que a ausência de árvores nas áreas residenciais impacta diretamente na qualidade de vida da população.

Essa tendência estadual citada pelo técnico do IBGE, revela que 54,89% da população do Amazonas vive em áreas sem qualquer arborização, isso representa um total de 1.762.400 pessoas, o que coloca o Estado entre os mais deficitários de arborização do país.

A carência de cobertura vegetal nas áreas urbanas do Estado, compromete não apenas a estética dessas áreas, mas demonstra um futuro preocupante em relação à qualidade de vida, regulação térmica, controle da poluição e preservação da biodiversidade.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto