A notícia da morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, repercutiu com grande emoção entre os fiéis de Manaus. Reconhecido mundialmente por sua simplicidade, humildade e firme posicionamento em defesa dos mais pobres, Francisco conquistou um lugar especial no coração do povo amazonense, especialmente por sua atenção à Amazônia, aos povos indígenas e ao meio ambiente.

Em Manaus, fiéis lamentam a morte do Papa Francisco e exaltam seu legado de amor ao próximo. Foto: Yuri Bezerra/Rádio Rio Mar
Na Igreja de São Sebastião, localizada no Centro de Manaus, fiéis participaram de uma missa em sufrágio em intenção pela alma da santidade. A aposentada Jacilda Gentil, de 65 anos, compareceu para rezar e agradecer pelo exemplo de fé e humanidade deixado por Francisco.
- Fiéis amazonenses relembram o contato com o Papa Francisco durante a JMJ 2013
- Dom José, bispo de Parintins, manifesta pesar pela morte do Papa Francisco
Também presente na celebração, José Américo, de 75 anos, destacou a preocupação do Papa com o próximo e com a preservação da natureza.
No Santuário Nossa Senhora Aparecida, na zona sul de Manaus, outro local de grande expressão da fé na cidade, fiéis se reuniram para prestar homenagens e rezar pelo descanso do pontífice. A dona de casa Maria Estela se emocionou ao lembrar do impacto de Francisco em sua vida.
O Papa Francisco será lembrado em Manaus não apenas como líder religioso, mas como uma figura que soube ouvir os clamores da floresta e de seus povos. Seu pontificado durante 12 anos, fortaleceu a presença da Igreja na Amazônia e deu voz às causas sociais e ambientais da região, que ele chamava “Querida Amazônia”.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar