Nesta semana, diretores do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, se reuniram para alinhar a próxima ação fiscal, com o objetivo de mitigar a poluição visual na capital amazonense, a partir de campanhas de conscientização e fiscalizações integradas entre secretarias e autarquias.

Implurb elabora plano para retirar placas publicitárias irregulares e promover a despoluição visual em Manaus. Foto: Divulgação/Implurb.
De acordo com o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, o objetivo é realizar notificações às empresas com engenhos de publicidade irregulares e que não podem ser regularizados, como é o caso de outdoors instalados em áreas verdes e Áreas de Preservação Permanente (APPs).
- Entrega de 12 novos ônibus em Manaus inclui veículos adaptados para pessoas com deficiência
- Em Manaus, cantor de forró segue preso e passa por audiência de custódia após agredir namorada
A fiscalização está montando um novo cronograma para realizar as operações de retirada de publicidade, como faixas, lambe-lambe, galhardetes, placas e similares instalados em locais não permitidos, como árvores, postes e áreas verdes, além de equipamentos de trânsito, viadutos e passarelas. Empresas e pessoas físicas ou jurídicas que fazem publicidade irregular estão sujeitas à aplicação de multas pela infração, que variam de R$ 581,48 e podem chegar até R$ 10.175,90.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3673-9305 ou pelo 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e por meio do e-mail disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar