Procon Amazonas inicia fiscalização em estabelecimentos de Parintins

Com a proximidade do 58º Festival de Parintins, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) iniciou uma fiscalização na ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus). A ação teve como objetivo garantir que as práticas comerciais estejam em conformidade com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Durante a operação, foram inspecionados 23 estabelecimentos comerciais, incluindo supermercados, farmácias, comércios de eletrônicos, postos de combustíveis e agências bancárias. Ao longo da ação, os fiscais do Procon-AM verificaram questões como a correta informação de preços, a garantia de produtos, a validade de promoções e o cumprimento das políticas de troca e devolução. Três bancos foram autuados pela Lei das Filas, devido à demora no atendimento ao público.

Além disso, houve orientação aos comerciantes sobre a importância de manter um bom relacionamento com os consumidores, esclarecendo dúvidas e evitando práticas abusivas. O Procon-AM também reforçou a importância de oferecer produtos e serviços de qualidade e atender às exigências legais sobre as informações que devem ser disponibilizadas ao público.

O Procon-AM alerta ainda que, em caso de irregularidades ou descumprimento das normas, os consumidores têm o direito de formalizar denúncias, que serão analisadas e, se necessário, as devidas sanções serão aplicadas.

  • Sakuratoto