CNBB reafirma que a Lei da Ficha Limpa é “uma das mais importantes conquistas democráticas”

Nota da CNBB reafirma que a Lei da Ficha Limpa é “uma das mais importantes conquistas democráticas da sociedade brasileira”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou sua preocupação com as propostas de mudanças na Lei da Ficha Limpa, que podem ser votadas pelo Senado e publicou uma nota repudiando as ações. A CNBB considera essa lei uma das mais importantes conquistas democráticas do Brasil, fruto da mobilização de milhões de brasileiros e brasileiras.

A Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010, proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar, mesmo que ainda exista possibilidade de recursos. Além disso, torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado ou renunciar para evitar a cassação.

Segundo o presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler, as mudanças podem enfraquecer essas regras e beneficiar políticos condenados por crimes graves.

O Cardeal Spengler, destaca que a Lei da Ficha Limpa é um marco importante na luta contra a corrupção e que as mudanças propostas podem comprometer a democracia brasileira. A conferência reforça a importância de uma política melhor, que coloque o bem comum acima dos interesses particulares.

A Igreja Católica no Brasil, liderada pela CNBB, desempenhou um papel fundamental na mobilização popular que resultou na aprovação da Lei da Ficha Limpa.

NOTA-DA-CNBB-ATAQUES-A-LEI-DA-FICHA-LIMPA

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto