Em Parintins, novo sistema de abastecimento de água alcança lençol do aquífero Alter do Chão

Os trabalhos de implantação do novo sistema de abastecimento de água de Parintins avançaram. A perfuração de dois novos poços profundos, que integram o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), já foram autorizados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Com as novas licenças, chega a sete o número de poços licenciados dos dez que serão perfurados.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ressalta que todos os critérios estabelecidos pela legislação ambiental foram integralmente cumpridos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a previsão é de que sejam perfurados dez novos poços profundos e requalificados outros sete, todos com cerca de 200 metros de profundidade, alcançando o lençol do aquífero Alter do Chão. Além disso, o Prosai prevê a implantação de quatro Centros de Reservação e Distribuição de Água (CRDs), que vai permitir atender toda a cidade, assegurando o fornecimento, mesmo em casos de interrupções elétricas de até seis horas.

O novo sistema de abastecimento de água busca abranger 100% da área urbana de Parintins. A cobertura de esgoto deve sair do zero para beneficiar a área de abrangência do Prosai, correspondendo a cerca de 25% da cidade.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação

  • Sakuratoto