De autoria da advogada Meg Rocha, a obra ilustrativa aborda a mudança de comportamento e as consequências da violência sexual contra crianças e adolescentes.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
O lançamento do livro “Flor Bela” ocorreu no auditório do Centro de Formação Maromba, localizado na zona Centro-Sul de Manaus. A obra foi idealizada e escrita pela advogada Meg Rocha, em parceria com Cáritas Arquidiocesana de Manaus, por meio do Projeto Içá – Ação e Proteção, que atua no enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na Amazônia.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
A obra aquarelada traz uma abordagem delicada e criativa sobre a violência sexual, utiliza elementos da flora amazônica para apresentar características psicológicas das vítimas, destaca a autora Meg Rocha.
O livro retrata a figura do abusador como alguém do círculo da vítima de violência sexual.
- Inclusão Social: Projeto “Idoso Ativo” vai atender 250 pessoas da terceira idade em Itapiranga
- Programa Ciência na Escola recebe propostas de projetos até 13 de março
De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, a residências das vítimas são os locais onde ocorrem a maioria dos casos de violência sexual, com 72,2% dos casos. Em 2023, no Amazonas, foram registrados 1.648 casos, sendo 1.119 estupros de vulneráveis.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
Durante o lançamento, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Hudson Ribeiro, destacou as particularidades amazônicas na obra, mas com alcance nacional.
A princípio, o livro vai estar disponível na sede da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, localizada na Av. Joaquim Nabuco, no Centro da cidade.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar