O Teatro Gebes Medeiros apresenta, nesta quarta-feira (05), às 18h30, a exibição de estreia do documentário “Ednelza Sahdo, A Inesquecível Luz dos Palcos do Amazonas”. A obra idealizada e dirigida pelo cineasta e dramaturgo Sergio Cardoso, celebra a trajetória da saudosa atriz, cantora, compositora, porta-bandeira, folclorista, professora e diretora de teatro, Ednelza Sahdo.
Com a duração de 80 minutos, “Ednelza Sahdo, A Inesquecível Luz dos Palcos do Amazonas” revisita momentos marcantes de sua trajetória, como sua participação em peças como “A Ciranda do Desamor”, de Álvaro Braga, e “Arapuca”, de Chico Cardoso, além de seu papel como pioneira na dramaturgia regional.
Considerada a “dama do teatro amazonense”, Ednelza iniciou sua trajetória profissional na Rádio Difusora, em Manaus, aos cinco anos de idade, no ano de 1950. De 1959 a 1969, ficou conhecida como a Rainha das Dublagens, inicialmente em Manaus e depois nas regiões Norte e Nordeste do país. A atriz faleceu no dia 30 de novembro de 2022.
Sua trajetória como atriz, diretora e produtora do Grupo Simetria Norte é marcada por performances em obras que vão desde clássicos regionais, como “Tem Piranha no Pirarucu” e “Jurupari”, de Márcio Souza; “Nós Medéia”, de Zé Maria Pinto; até grandes textos universais, como “Bodas de Sangue” e “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca. A atriz faleceu no dia 30 de novembro de 2022.
Fonte: Secretaria de Cultura
Fotos: Divulgação