Marina abre inscrições para seleção de aprendizes-marinheiros com oferta de 800 vagas

A Marinha abriu inscrições, nesta quarta-feira (29), para admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) em 2025, com oferta de 800 vagas, sendo 704 para homens e 96 para mulheres.

Para se candidatar, é preciso ter ensino médio e idade entre 18 e 21 anos, completados até 30 de junho de 2026. Os jovens também devem ser solteiros, sem filhos ou dependentes.

Os aprendizes-marinheiros serão capacitados em três áreas de especialização: eletroeletrônica (296 vagas), apoio (290) ou mecânica (214). O atendimento à preferência do candidato será feito mediante o interesse da Marinha e os critérios de classificação no concurso.

Inscrições

Os candidatos podem se inscrever por meio de um formulário no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, até 13 de fevereiro. A taxa de participação custa R$ 50, devendo ser paga até 14 de fevereiro.

A isenção de pagamento é garantida a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e a doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Etapas

A prova terá 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Língua Inglesa, sendo aplicada em 6 de abril, em 20 cidades do país.

Depois desta etapa, haverá ainda inspeção de saúde, teste físico (natação e corrida), avaliação psicológica e verificação de documentos. Todas essas fases vão acontecer entre maio e agosto.

Fonte: Marinha do Brasil

Fotos: Divulgação