O volume de transações do Pix voltou a aproximar-se da média histórica na terceira semana de janeiro após a onda de fake news. De 16 a 27 deste mês, o número de transferências totalizou 1,923 bilhões, alta de 0,24% em relação aos mesmos dias de novembro, segundo dados do Banco Central (BC).
O levantamento vai do dia seguinte à revogação da norma que modernizava a fiscalização do Pix e de outros tipos de transferências financeiras até a última segunda-feira (27). Devido a uma onda de desinformação, que causou fraudes, como falsos boletos de cobrança de impostos e crimes à ordem econômica, a Receita Federal cancelou a instrução normativa.
Em relação a dezembro, o número de transferências via Pix caiu 13,1% na comparação entre os dias 16 e 27. No entanto, o último mês do ano historicamente tem um pico de transferências por causa do pagamento do décimo terceiro salário, das compras de Natal e das férias de fim de ano.
A onda de mentiras sobre o Pix que circulou na primeira quinzena de janeiro fez o volume de transações cair 13,4% de 1º a 15 de janeiro em relação a dezembro. Na comparação com o mesmo período de novembro, o recuo chegou a 6,7%.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil