O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas registrou 15 ocorrências envolvendo operações de mergulho, busca aquática e remoção de cadáveres no município de Manacapuru, localizada a 98 km de Manaus e em comunidades vizinhas. Os dados são de 2024 até janeiro deste ano.
Os rios e canais são importantes vias de locomoção e sobrevivência de moradores da localidade. Afinal, as vias fluviais são utilizadas para o lazer, pesca e transporte da população. Tal cenário, expõe moradores a riscos de afogamentos e desaparecimentos.
Diante desta realidade, o Tenente Militar do Corpo de Bombeiros do Amazonas, do 2º CIBM, Janderson Teles, ressalta que uma equipe de mergulhadores fixa no município seria fundamental.
Pela primeira vez em mais de 10 anos o Corpo de Bombeiros do Amazonas formou 17 novos mergulhadores, incluindo a primeira mulher do Estado a conquistar essa posição, ampliando o quadro de profissionais.
Na Assembleia Legislativa do Amazonas tramita um requerimento de autoria do deputado Christiano D’Angelo quanto a instalação de equipes especializadas para atender a ocorrências que necessitam de tempo resposta rápido e elevada à capacitação técnica, em Manacapuru.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/CBMAM