O Amazonas aderiu ao sistema Amber Alerts para auxiliar na localização de crianças e adolescentes em situações de risco. A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) será a base dessa iniciativa.
O mecanismo é resultado de uma cooperação técnica entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a empresa responsável pelas plataformas digitais. O principal objetivo é estabelecer um sistema nacional de alertas rápidos para casos de desaparecimento ou sequestro de menores de 18 anos que estejam em risco iminente de morte ou lesão corporal grave.
Segundo a delegada Juliana Tuma, titular da Depca, o sistema vai auxiliar tanto a sociedade quanto às Forças de Segurança na divulgação de informações sobre crianças e adolescentes em situação de risco no estado.
A Depca será o ponto focal do sistema, coordenando as ações necessárias para uma resposta rápida e eficaz. Este é um passo fundamental no fortalecimento da proteção às nossas crianças e adolescentes no Amazonas, unindo as Forças de Segurança e a sociedade na busca por salvar vidas. Contamos com o apoio de todos para fazer a diferença
As fotos e descrições das roupas do menor desaparecido são exibidas no feed de usuários localizados em um raio de até 160 quilômetros do último local onde a vítima foi vista. O acionamento do sistema segue os seguintes critérios: a vítima deve ser menor de idade, ter desaparecido em circunstâncias suspeitas e estar em risco iminente.
Fonte: PC-AM
Fotos: Divulgação