Em meio a dificuldades, setor de Bares e Restaurantes estima crescimento em 2025

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Amazonas (Abrasel no AM) aponta que 72% dos empresários do setor esperam um aumento nas vendas durante o primeiro trimestre do ano, quando comparado ao mesmo período de 2024.

restaurantes

Embora o otimismo seja evidente, o setor ainda enfrenta desafios relacionados ao aumento dos custos operacionais e à recuperação financeira após os impactos da pandemia, como destaca o presidente da Abrasel no AM, Rodrigo Zamperlini.

De acordo com o levantamento, cerca de 28% das empresas indicaram que não conseguiram realizar reajustes no último ano, enquanto 61% ajustaram abaixo ou dentro da inflação. Apenas 9% relataram aumentos superiores à inflação. Esse cenário reflete a necessidade de equilíbrio entre a competitividade de preços e a manutenção das margens de lucro, pressionadas pelos altos custos da energia e dos insumos.

O levantamento também aponta que 40% das empresas do setor no Amazonas enfrentam dívidas em atraso. Entre os principais compromissos em aberto, destacam-se impostos federais (57%) e estaduais (43%), encargos trabalhistas e previdenciários (38%), além de despesas operacionais, como serviços públicos como água, luz, gás e telefone (12%), e aluguel (17%).

 

Rádio Rio Mar

Foto: Midjourney

  • Sakuratoto