A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto dos Povos Originários, a Associação Comunitária Parque das Tribos e o Instituto Descarte Correto. O esforço conjunto visa ampliar oportunidades educacionais e profissionais de indígenas e não indígenas.
O projeto de inclusão digital foi idealizado há três anos pelo cacique Ismael Munduruku, presidente do Instituto dos Povos Originários e da Associação Comunitária Parque das Tribos. A meta é chegar a 100 cursos diferentes.
O laboratório de informática será inaugurado na última semana de janeiro. A princípio serão duas turmas pela manhã e duas pela tarde, ao todo 80 alunos serão os primeiros beneficiado. Os cursos são gratuitos.
As turmas serão abertas a pessoas de todas as faixas etárias, incluindo idosos que nunca tiveram contato com o universo digital.
A comunidade Parque das Tribos, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus, é composta por indígenas de mais de 30 etnias. A meta é expandir o projeto para os 62 municípios do Amazonas, alcançando mais de 200 comunidades indígenas e ribeirinhas.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação