O Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) realizou, entre os dias 3 e 6 de janeiro, a pesquisa de preços dos materiais escolares, para auxiliar os consumidores na escolha das melhores opções de compra neste início de ano letivo.
A iniciativa visa a proteção dos interesses dos consumidores, conforme estabelecido pela Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor – CDC). Além disso, a pesquisa promove a livre concorrência.
A pesquisa de preços foi realizada em 14 estabelecimentos comerciais e abrangeu 19 itens de material escolar, com base nas listas fornecidas por diversas instituições de ensino. Entre os produtos avaliados, estão itens como apontador de lápis, borracha branca, cola branca pequena, estojo, caneta azul, caderno de desenho 48/50 folhas, entre outros.
A tabela apresentada compara o menor e o maior preço encontrado para cada um dos 19 itens pesquisados, destacando as maiores variações nos produtos, como borracha (900%), lápis nº 2 preto (852%), apontador (660%) e as menores variações, como papel A4 (500 folhas) (77%) e giz de cera grande (6 unidades) (100%). Os preços refletem a realidade no momento da coleta, podendo sofrer alterações posteriores.
Confira o resultado da pesquisa
PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAL ESCOLAR – planilha word
Fonte: Procon Manaus
Fotos: Divulgação