A Prefeitura de Manaus inaugurou nesta quinta-feira, 2/1, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Agnaldo Gomes da Costa, localizada na rua Rio Piratucu, nº 56, bairro São José Operário, na zona Leste da capital. Fruto de Parceria Público Privada (PPP), com 1.200 metros de área construída, o local vai atender cerca de 20 mil pessoas por mês, com a oferta da carteira completa de serviços da Atenção Primária à Saúde, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, exames, dispensação de medicamentos, entre outros serviços, como explica o Prefeito de Manaus, David Almeida.
- Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias
- Forças Armadas iniciam alistamento voluntário feminino; saiba mais
A USF Dr. Agnaldo Gomes da Costa, também disponibilizará os programas de tuberculose e hanseníase e exames, dentre os quais o preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites e exames laboratoriais. Na ocasião, o prefeito assinou o primeiro decreto desta gestão, que integra diversas secretarias municipais no esforço conjunto de prevenção, controle e conscientização da população no combate ao Aedes aegypti.
O plano ganha um reforço significativo com a recente autorização judicial para que agentes de saúde possam acessar imóveis fechados, abandonados ou onde haja resistência dos proprietários para verificar possíveis criadouros do mosquito. A medida, válida por um ano, visa atender as demandas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para evitar a proliferação de doenças em bairros com índices críticos de infestação.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar