A manhã deste domingo, 29 de dezembro, foi marcado pela peregrinação e abertura da porta santa do Ano Jubilar 2025, na Arquidiocese de Manaus. O rito iniciou na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, juntamente com o Arcebispo, Cardeal Leonardo Steiner e os bispos auxiliares, Dom Zenildo Lima e Dom Hudson Ribeiro, além do clero arquidiocesano.
Em seguida, todos saíram em peregrinação até a Catedral Nossa Senhora da Conceição.
Para o presidente do Conselho de Leigos e Leigas, Francisco Meirelles, o momento é especial, pois se une a comemoração dos 50 anos do Laicato no Brasil.
Muitos fiéis vieram em caravanas de suas paróquias e áreas missionárias, como a Andréia Moura que veio da Paróquia São Francisco de Assis, acompanhada da mãe, filha, esposo e amigos.
Após a peregrinação, todos participaram do rito em frente a porta santa e foram aspergidos com água benta. O Cardeal e os bispos auxiliares foram os primeiros a entrar. Em seguida todo o povo de Deus.
A Santa Missa deu início a partir do canto do Glória. Durante a homilia, Dom Leonardo destacou o dom e o compromisso de levar esperança, especialmente onde se perdeu e para os que sofrem dias vazios.
Ao final da celebração, Dom Leonardo abençoou a cruzes peregrinas, que vão percorrer as paróquias e áreas missionárias.
Em Manaus o Jubileu da Esperança será marcado por peregrinações na Arquidiocese.
Clique abaixo para acompanhar a programação do ano jubilar:
26112024-jubileu-25-anos-final
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens: Daniele Santos e Ana Paula Gioia