Nesta terça-feira (24), a Pastoral do Povo de Rua realizou um almoço especial de Natal. A quarta edição do evento, aconteceu no Centro de Acolhida do Povo da Rua Dom Sergio Castriani. Cerca de 50 pessoas em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas com o almoço, além de um momento de acolhimento e fraternidade.
Com um cardápio cuidadosamente preparado por voluntários, o almoço incluiu pratos típicos natalinos, como Pernil, Peru, Salpicão de Frango, Macarronada, Arroz, Farofa e Sobremesa. Para Benedito Fábio, um dos assistidos pela iniciativa, o momento trás alento e inclusão social.
“Que sempre dê saúde e vida para as pessoas que fazem parte da Pastoral, para que todo ano a gente possa ter esse banquete, que é um banquete especial. É isso que a Pastoral faz por nós, e pelos moradores de rua. Só tenho a agradecer, dizer que esse ano de 2025 que seja melhor, muitos moradores de rua mudem a sua vida, mude a sua história, que a Pastoral nunca feche as portas, sempre esteja de portas abertas para ajudar nós”, comentou.
A organização do almoço, contou com a colaboração de voluntários e agentes pastorais, que se revezaram entre o preparo dos alimentos, a decoração do local e o atendimento aos convidados. A Pastoral atua ao longo do ano com diversas iniciativas de apoio à população em situação de rua, reforçando a importância de ações permanentes. Segundo a coordenadora da Pastoral do Povo de Rua Arquidiocesana, Ana Maria Bezerra, essa foi a segunda edição do almoço natalino neste ano, a primeira aconteceu no dia 22 de dezembro, e atendeu 70 pessoas.
“É muito gratificante ver o rosto dessas crianças, dessas pessoas que vivem em situação de rua. Cerca de 100 a 120 pessoas nós recebemos aqui no centro de acolhida aos domingos para a refeição. De segunda a sexta-feira, a gente faz os atendimentos com serviço social, a acolhida, a liberação de banheiro, toalhas limpas, kit de higiene, roupas limpas para que eles possam fazer esse uso”, disse.
Leia também: Cardeal Steiner e Senador Eduardo Braga acompanham reforma da Igreja de São Sebastião
Na ocasião, houve a distribuição de kits de higiene pessoal, brindes e panetones. De acordo com Dom Hudson Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus e Bispo Referencial das Pastorais Sociais, a ação visa oferecer uma experiência do verdadeiro significado do Natal: solidariedade, amor e esperança.
“Natal é todo dia, a gente entende que se cumpre a encarnação do filho de Deus, que se faz pequeno, que se faz menino e colocado em uma manjedoura, para que a gente não esqueça que a gente precisa ser alimento para as outras pessoas. Entre as famosas perguntas que Jesus vai nos fazer quando nos encontrarmos com ele é: tive fome, e me deste de comer? Então a Pastoral do Povo da Rua, todos os dias aqui no Centro de Acolhida Dom Sérgio Castriani, tem acolhida a população em situação de rua. É um trabalho desafiador, é uma Pastoral que precisa de ajuda de voluntários, de pessoas que se interessam por isso, e de doações para poder dar continuidade nesse trabalho”, finalizou.
Ouça esta reportagem em áudio:
Para realizar doações de produtos de higiene, como sabonetes, toalhas de banho, escovas e cremes dentais, ou roupas que ainda possam ser usadas, limpas e higienizadas, o Centro de Acolhida do Povo da Rua Dom Sérgio Castriani, está disponível para receber sua contribuição na Rua Leovegildo Coelho, atrás da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, no Centro de Manaus. Sua doação fará toda a diferença para aqueles que mais precisam.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar