Nos primeiros dois dias da operação “Natal com Saúde”, a Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) autuou seis comércios por irregularidades sanitárias e apreendeu o total de 202 quilos de alimentos em situação imprópria para o consumo humano. Entre os produtos apreendidos estão carnes de vários tipos, sobretudo cortes de frango, na maioria dos casos submetidos à refrigeração inadequada.
Desde a última terça-feira (17), quando a ação teve início, os fiscais inspecionaram 32 estabelecimentos em todas as zonas da cidade. A operação, que tem como objetivo verificar as condições sanitárias de produtos vendidos no comércio varejista, como supermercados, empórios e estabelecimentos de menor porte, segue até esta sexta-feira (20).
Segundo o diretor, durante a fiscalização, são verificados aspectos como condições de armazenamento e exposição dos produtos, e a adequação das instalações e equipamentos utilizados para manipulação dos alimentos.
Descarte
O gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, informa que os alimentos apreendidos, nos primeiros dois dias da operação foram inutilizados nos próprios estabelecimentos onde foram encontrados, para, em seguida, serem descartados no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, AM-010 (Manaus – Itacoatiara).
Já os estabelecimentos autuados pelas irregularidades encontradas vão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor atual é de R$ 139,82, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.
Fonte: Visa Manaus
Fotos: Divulgação