A predominância nas regiões urbanas revela as realidades socioeconômicas e busca por oportunidades das etnias.
62,3% da população indígena do Amazonas concentra-se nas áreas urbanas do Estado. Isso corresponde à 490.935 pessoas. Em Manaus, vive a maior população indígena urbana, com 71.691 integrantes desse grupo, enquanto 30,4% reside em terras indígenas do Amazonas, onde predomina a ruralidade, com destaque para o município de São Gabriel da Cachoeira que tem uma presença indígena rural de 24.913 pessoas. Os dados são do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Procon autua hospital particular e plano de saúde por suspensão de atendimento sem justificativa
- Confira o horário de funcionamento do comércio para o Natal e Ano Novo
O coordenador de Disseminação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, explica que alta concentração indígena urbana revela a busca por oportunidades e os contrastes socioeconômicos das cidades.
No Amazonas, indígenas de 25 a 34 anos representam o maior grupo etário, com 22,4% da população de 15 anos ou mais, e evidencia as características de um grupo populacional jovem.
Já a taxa de alfabetização indígena, no Estado, é de 85,94%, acima das médias da Região Norte e do Brasil, que são de 84,73% e 84,95%, respectivamente.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar